sexta-feira, 18 de março de 2011

Páscoa . O verdadeiro significado .

PÁSCOA:
Qual é o seu verdadeiro significado?

Estamos quase na páscoa, tempo de Vida Nova; festa da vitória!
A páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril. Tem sido modernamente celebrada com ovos e coelhos de chocolate com muita alegria. O moderno ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. Mas o que é que tem a ver ovos e coelhos com a morte e ressurreição de Cristo?
Essa tradição surgiu há muito tempo atrás. À figura do coelho juntou-se o ovo que é símbolo da própria vida. E este é o sentido para a Páscoa, após a morte, vem a ressurreição e a vida. A Igreja no século XVIII adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. Assim foi santificado um uso originalmente pagão.
Mas vejamos agora, qual é a verdadeira origem da Páscoa?
Não tem nada a ver com ovos e coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião da saída do povo de Israel da terra do Egito. Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, então muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. A décima praga, porém, foi fatal: a morte dos primogênitos.
Segundo as instruções Divinas, cada família hebreia, no dia 14 de Nisã, deveria sacrificar um cordeiro e espargir o seu sangue nos umbrais das portas de sua casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus, não atingisse esta casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fermentado e ervam amargas, preparando o povo para a saída do Egito.
A Páscoa entre os cristãos
A páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a festa da vida, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs, o domingo ser um dia destinado à comemoração da ressurreição de Cristo, realizada através de Eucaristia (Eucaristia é uma celebração em memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo).
A festa da páscoa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia no domingo de Ramos e termina no domingo de páscoa, período compreendido como Semana Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário