terça-feira, 6 de março de 2012

Rainha Vitória


   Em 24 de Maio de 1819, no palácio de Kensington, em Londres, nascia Alexandrina Vitoria. O seu pai, o Duque de Kent, morreu quando ela tinha oito meses. Vitoria cresceu no Palácio de Kensington sob o cuidado de uma governanta alemã e tutores ingleses e do tio, o Príncipe Leopoldo (que viria a ser Rei da Bélgica). Vitória aprendeu francês e alemão; estudou história, geografia e religião; aprendeu piano e cultivou o gosto pela pintura (que manteve até aos seus sessenta anos). Quando o seu tio, rei Guilherme IV falece em Junho de 1837 sem ter filhos, Vitoria torna-se Rainha. Tinha então 18 anos.

   Casou em 1840 com o Príncipe Alberto, de quem teve nove filhos. O casal transmitiu uma imagem de família tranquila e respeitável, que contrastava com os anteriores monarcas. Envolveram-se pessoalmente na educação dos filhos (não deixaram isso apenas a cargo de amas ou tutores). Alberto tornou-se um braço direito da Rainha no que toca aos assuntos de estado; apoiou o desenvolvimento de artes e ciências e foi um grande impulsionador da modernização e fortalecimento do exército britânico; apesar disso, alguns britânicos nunca lhe perdoaram o sotaque 

      No ano de 1901, a rainha Vitória faleceu, deixando um grande legado para a Inglaterra: a expansão territorial do império britânico e o fortalecimento da indústria inglesa e da burguesia industrial.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário